Atualmente falam muito em vender pela internet, gerar engajamento, criar estratégias digitais, etc

” Chegue o mais próximo dos seus consumidores. Tão próximo a ponto de dizer o que eles querem antes que descubram por si mesmos. ” Steve Jobs”

Não dá para ser indiferente as necessidades dos clientes.

A Serpweb, é uma consultoria digital, mas também uma assessoria em marketing digital, pois para alguns clientes mostramos a direção e para outros, desenhamos a estrada.

O nosso intuito, é fazer o cliente entender, que os ciclos mudam, mas algumas coisas continuam iguais. Hoje em dia não basta ser o melhor e o maior, também deve mostrar isso. A ideia é estar presente nas melhores plataformas da atualidade e podemos citar como mas maiores geradores de autoridade e tráfego: sites (bem formulados), blogs (com conteúdo) e mídias sociais (Interagindo com as pessoas).

Mas você deve estar se perguntando, como é possível criar esse tipo de estratégia?

O segredo está no investimento, mesmo que não invista dinheiro, deve investir tempo e ambos possuem um custo, independente se seu sobrinho adolescente ficar responsável, você ou um profissional de marketing digital. Todas as formas possuem vantagens e desvantagens. Vamos enumerar cada uma.

  1. “Seu sobrinho” ficar responsável, em virtude de possuir seguidores, também muita interação, deve entender que pode não ser seu público alvo, nesse caso, apesar de tentar gerar vendas, terá apenas muita interação e dependendo da linguagem pode ser inadequada ao seu tipo de negócio. Claro que isso não é uma regra, mas acontece em muitos negócios.
  2. Você (O dono ou um funcionário) – Bem, nesse caso, a estratégia pode ser interessante, as pessoas trocando mensagens com o proprietário, que muitas vezes, entende seu público, chama as pessoas a compartilharem e interagirem. Mas com isso, pode perder um tempo precioso, no operacional e com o crescimento, o foco no negócio ficar abalado. Se for um funcionário, o ideal é que seja um profissional que além de entender, faça investimentos em Ads e plataformas digitais.
  3. Profissional de Marketing Digital, apesar de ser a melhor opção, muitas empresas aventuram, sem criar um grupo coeso dentro da empresa, achando que tudo baseia-se em posts, esquecendo de criar um organismo que se comunica entre si. Com isso não entendem o crescimento de mídias alternativas, como por exemplo o Instagram e investem apenas no Facebook. Com isso, perdem oportunidade valiosas. Além disso, esse profissional, deve entender não apenas de redes sociais, mas também de sites, mais especificamente SEO (metatags, H1, etc), pois as redes sociais possuem certas limitações, que não existem no seu próprio site, onde o espaço é seu e você possui uma liberdade maior para criar conteúdo e estratégias de tráfego pago ou orgânico. O profissional, trabalhando da maneira correta, faz com que as pessoas interajam não apenas nas mídias sociais, mas também com o site.
  4. “Não coloque todos os ovos em apenas uma cesta”, essa frase pode ser utilizada por todo o tipo de negócio, mas no marketing digital, possui um caráter de mostrar como criar relevância e manter seu negócio, apesar de mudanças constantes nos termos de serviços na internet, tais como de streaming, redes sociais e outros, tipo: Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, Orkut (ops, esse acabou, mas os saudosistas insistem em trazer de volta), etc. Então crie um site, mas não apenas um site normal, mas um site profissional, algo que encha os olhos dos internautas, seu cliente deve criar uma conexão com seu negócio. Mas além disso, crie um blog e invista em conteúdos relevantes. És dono de um banco ou financeira? Invista em elucidar seu mercado aos clientes, quais os melhores investimentos, os melhores empréstimos, etc. Já se você é da área alimentícia,dê sabor aos seus clientes, isso mesmo, dê sabor, pois seus clientes irão até você, pelas receitas ensinadas, pelos pratos visualizados ou por promoções imperdíveis.
  5. Mande mensagens: sua empresa utiliza whatsapp e email? Se não, repense como interage com seu cliente.Ela pode ser muito mais do que apenas um negócio, pode ser o centro de emoções positivas de muitas pessoas. Mande mensagens de parabéns quando as pessoas conquistarem um emprego novo (para isso existe o Linkedin), quando elas fazem aniversário (Linkedin e Facebook) ou ainda quando elas querem a aparência de um prato (Instagram). Dê o melhor e receberá esse melhor de volta.

Muito importante:

O investimento em profissionais vale muito a pena, pois temos casos de clientes que estavam quase indo a bancarrota, mas com o marketing digital, mudaram a história de seu negócio. Se perguntarem, quando devem começar a investir, respondo que deveriam ter começado a investir ontem.

Venha conosco, na melhor maneira de crescer, mesmo com crises, é aparecendo aos consumidores.